domingo, 15 de fevereiro de 2009

Experiência - a flutuação





No dia 11 de Fevereiro fizemos experiências sobre a flutuação, esteve presente a formadora das Ciências a professora Liliana.
Para realizar as experiências formamos quatro grupos e necessitamos de alguns materiais: recipientes, água, batatas e uma balança. Começamos por colocar água nos recipientes, e logo de seguida pesamos as batatas. Numa folha que a professora nos tinha entregue registamos a massa (peso) das batatas. Nessa folha fizemos alguns registos (desenhos, escrita e as nossas opiniões) do material necessário, a explicação da experiência e da nossa opinião.
De seguida colocamos as batatas dentro dos recipientes e verificamos que as batatas não flutuaram. Respondemos assim à nossa questão (problema “será que a massa (de batata) influencia a flutuação?” As batatas, por mais pequenas que sejam, nunca flutuam porque as batatas são mais densas que a água.

Texto colectivo - 3.º e 4.º anos


Antes de iniciarmos as experiências, a professora Patrícia alertou-nos para a presença e importância da água na nossa vida, mostrando-nos alguns cartazes.


Estudo do Meio
Flutuação de objectos em líquido
Texto colectivo - 1º e 2º Anos


Hoje, dia 10 de Fevereiro, na nossa aula de Estudo do Meio, estivemos a ver o que flutuava e o que não flutuava.
A turma foi dividida em 4 grupos, em mesas diferentes. Cada grupo tinha um recipiente com três litros de água, plasticina, uma rolha de cortiça, esferovite, um prego, uma moeda, uma lata, uma batata, uma maçã, uma vela e uma borracha. Antes da experimentação, preenchemos a Ficha de Registo com as previsões. Fomos fazer as experiências, colocando um objecto de cada vez dentro do recipiente com água para verificar se flutuavam ou não. Concluímos que a lata, a esferovite, a cortiça e a maçã flutuam; a batata, a moeda, a vela, o prego, a plasticina e a borracha afundam.


No dia 11 de Fevereiro, na sequência do trabalho realizado numa aula anterior, foi-nos apresentada uma barra de plasticina (que todos já sabiam que afundava) tentando levar-nos a formular a questão problema: “Como vamos fazer flutuar uma barra de plasticina?”.
Em seguida, foi-nos explicada a razão da utilização da Carta de Planificação: “Para podermos trabalhar como cientistas, temos de seguir determinados passos e, para isso, é necessário fazer um registo e seguir determinados passos.”

Então, com a ajuda da professora, preenchemos a Carta de Planificação.
Passamos à realização da experiência, dividindo a turma em 4 grupos, montando a balança, pesando e distribuindo uma certa quantidade de plasticina igual para cada aluno. Os grupos pensaram, desenharam e modelaram diversos objectos com formas diferentes. Em cada grupo modelaram 1 que flutue e 1 que não flutue.
Registaram, no grupo, o que acham que iria acontecer a cada objecto. Cada grupo colocou os seus objectos na tina e todos registaram as observações.
No final da aula, a discussão foi conduzida para salientar os critérios que tinhamos usado para fazer flutuar a barra de plasticina.

Construímos um pequeno texto colectivo, o qual foi posteriormente copiado, no período da tarde, individualmente para o seu computador “Magalhães”.


No final da aula, fizemos uma exposição com todos os objectos modelados com a barra de plasticina.

Turma A - 1º e 2º Anos


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