sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval

Carnaval - História e etimologia

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no Dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Actualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo.
Em Portugal existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem á deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egipto antigo. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adopção do calendário cristão.
Turma A - 1º e 2º Anos
O meu Carnaval

No dia 20 de Fevereiro eu fui com a minha escola à Fonte da Mariana brincar ao Carnaval. Foram várias escolas.
Pelas 12 horas fomos comer o tradicional almoço, pão com chouriço.
Eu fui vestido de índio e o Eduardo deu-nos várias máscaras.
No dia 24 de Fevereiro fui ver o desfile às Caldas da Rainha onde eu vi alguns carros alegóricos.
E o meu preferido era o dragão.
Francisco - 2º Ano

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Francisco, eu sou professor de Educação Física na escola do 2º Ciclo da Benedita e estive a ler sobre o que dizes do teu Carnaval. A Fonte Mariana é muito bonita, aos Domingos vou lá tomar café e comer aqueles fritos cujo nome não me lembro agora. Como sou do Benfica não gosto lá muito de dragões mas se tu és do Futebol Clube do Porto também estás de parabéns porque é um grande clube.

Tchau! Professor Paulo Costa

Anónimo disse...

Olá, professor Paulo:

Eu não sou do Porto, sou do Sporting.
Os fritos que fala devem ser as filhoses e os coscorões, que são deliciosos.

Tchau, Francisco.