O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo Cristianismo, que começava no Dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Actualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo.
Em Portugal existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem á deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egipto antigo. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adopção do calendário cristão.
No dia 20 de Fevereiro eu fui com a minha escola à Fonte da Mariana brincar ao Carnaval. Foram várias escolas.
Pelas 12 horas fomos comer o tradicional almoço, pão com chouriço.
Eu fui vestido de índio e o Eduardo deu-nos várias máscaras.
No dia 24 de Fevereiro fui ver o desfile às Caldas da Rainha onde eu vi alguns carros alegóricos.
E o meu preferido era o dragão.