BOM APETITE!
A turma B também quis assinalar este dia com um avivar de memória aos pais, avós e outros familiares. Por isso fizemos um folheto com referências ao passado, com ajuda de familiares.
A conservação dos alimentos
Antigamente os alimentos não eram conservados da mesma forma que nos dias de hoje, porque não havia electricidade, por isso não havia arca congeladora ou frigorífico.
A carne, o peixe (…), não existiam em grandes quantidades e tinham que durar muito tempo, isto é, tinham que durar quase um ano. Assim sendo, descobriram que podiam conservar alguns alimentos de formas diferentes. Descobriram que salgando a carne e o peixe numa salgadeira (arca de madeira com sal; cesta com caruma por baixo e sal por cima) estes se conservam por muito tempo.
As frutas eram transformadas em doces, secas ao sol ou colocadas em frascos (conservas).
As batatas eram, e ainda são, conservadas da mesma forma; espalhadas no sótão e cobertas com um pó para as proteger de borboletas/lagartas.
No tempo dos nossos avós, o pão era preparado em casa de oito em oito dias e guardado numa arca de madeira, coberto com um pano.
E muito mais havia a dizer, pois alimentos como o azeite, queijo, feijão e grão secos eram conservados de forma diferente dos dias de hoje. Mas acabamos por recordar que há alguns anos atrás se comiam alimentos que se recolhiam nas hortas.
(Texto conjunto - 3º e 4º anos-, elaborado em Área de Projecto, com a colaboração de familiares dos alunos).
Sem comentários:
Enviar um comentário