segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, as professoras começaram por nos ler um poema de Luísa Ducla Soares, intitulado "Poema às Massas" e que falava dos vários significados da palavra "massa".



De seguida, fomos à padaria tradicional próxima da escola para ver fazer o pão. Foi muito divertido, mas todos concordaram que a melhor parte foi quando regressámos à escola e comemos o pão com margarina, fiambre ou marmelada.


Os alunos da Turma B fizeram uns textos muito giros sobre o Dia Mundial da Alimentação, mas só podiam ser dois seleccionados, um do 3º ano e outro do 4º Ano. Foram escolhidos os textos da Ema e do Luís.

Dia Mundial da Alimentação

Hoje, dia 16 de Outubro de 2008, foi o dia Mundial da Alimentação. Acordei vesti-me e tomei o pequeno – almoço, leite com pão torrado.
Este dia na escola foi comemorado de forma diferente. Eu e os meus colegas fomos à Padaria perto da nossa escola, ver como se faz o pão.
Na Padaria eu gostei muito de ver a padeira a fazer o pão, porque eu nunca tinha visto fazer pão numa Padaria. Fizemos algumas perguntas sobre o pão. As professoras, com os donativos dos pais, compraram pãozinho quentinho que levaram para a escola.
Quando regressamos à escola as professoras fizeram-nos um lanchinho com um pão quente, manteiga, fiambre e os leites da escola. Adorei o lanche.
Vimos um “filme” sobre a Alimentação preparado pelas professoras.
Entretanto chegou a hora do almoço, comi frango assado com arroz e uma pêra.
Quando fomos novamente para a escola depois do almoço, voltamos a ver um filme sobre o dia da Alimentação.
Trabalhamos um bocadinho sobre o dia de hoje, depois fomos comer o resto do pãozinho e fomos ao intervalo na escola, continuamos com o resto das actividades e entretanto este dia de escola terminou na casa da minha avó materna onde lanchei papa cerelac.
Na minha casa a minha mãe estava a preparar o jantar; peixe cozido com batatas e sopa de legumes. Não gosto muito de peixe cozido, mas às vezes tenho de o comer.
Eu gostei muito deste dia com excepção do jantar.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação serve para nós nos lembrarmos que comer bem é muito importante para a nossa saúde, por isso nós fomos visitar a minha tia padeira e vimos como se faz o pão, que é um dos cereais benéficos para a saúde.
Então neste dia nós vimos a transformação da farinha para o pão e aprendemos que o pão grande pesa 1,130kg antes de entrar, e depois de sair só pesa 1kg. O pão médio antes pesa 930gr e depois pesa 600gr. As brindeiras antes pesam 140gr e depois pesam 100gr, ou seja vão perder sempre uma parte da água que contêm.
Neste dia, em minha casa também comemos bem. A mãe deu-me cereais ao pequeno-almoço, ao almoço deu-nos sopa de grão, omeleta com salada, água, pão e fruta. Ao jantar comemos canja e fruta.

Na Turma A, foi escrito um texto colectivo e depois foi decorado por todos os alunos da turma.

Sem comentários: