quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho - Magusto



Dia de S. Martinho - Magusto

Há muitos anos que se comemora o dia S. Martinho sempre no dia 11de Novembro, já dizem os meus avós.
Diz o meu avô, que já não é novo, que quando era pequeno já era tradição isto das castanhas, era quando se ia às adegas provar o primeiro vinho, assim já dizia o ditado “Vai-se à adega e prova-se o vinho”.
O dia de São Martinho foi passado com os meus amigos da escola.
Foi muito bom estarmos todos reunidos a brincar e a divertimo-nos.
Quando as castanhas estavam a assar nós fomos buscar o nosso lanche para comê-lo.
Neste dia eu brinquei com os meus colegas, ajudei a tirar as castanhas da fogueira e comi-as em conjunto com os meninos e as professoras.
Os professores de todas as escolas fizeram uma grande fogueira, meteram lá as castanhas e a fogueira começou a arder, ouvi algumas castanhas estalaram se calhar não as cortaram ou então estavam mal cortadas. Bem, isso não interessa muito, alguns meninos da minha escola foram lá à fogueira buscar castanhas. Mas foi só quando aquilo já não estava a arder. Até alguns meninos que não gostavam lá foram buscar.
Cantámos e os outros meninos bateram as palmas.
Mas passado um tempinho começou a chover. Tivemos sorte em estar bom tempo durante o nosso magusto.
Texto colectivo - Turma A
1 e 2º Ano
12/11/2008

Sem comentários: