sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Histórias de Natal

No dia 17 de Dezembro, a educadora Lurdes e a professora Natália vieram à nossa escola contar e dramatizar duas histórias de Natal:

"Um beijo para o Pai Natal" e "O Natal de um palhacinho".



As histórias eram muito bonitas e todos nós adorámos.
Parabéns às dinamizadoras!
FELIZ NATAL para todos
e um EXCELENTE 2009.


quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Visita de Estudo/Festa de Natal


No dia 16 de Dezembro de 2008 foi a nossa Festa de Natal.
Fizemos uma visita de estudo a Lisboa. Saímos da escola às 9.00 horas e fomos de autocarro com os meninos do jardim-de-infância.
Quando chegamos a Lisboa, fomos lanchar ao Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, para participar na Exposição – “Vê, faz e aprende”.
Passado algum tempo, almoçamos naquele espaço. Depois fomos de autocarro ao teatro Tivoli para ver o Musical “Éli, a elefanta bebé”.
Nós gostamos muito do espectáculo e deste dia!

Texto colectivo

Turma A - 1º e 2º anos

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Quinta Pedagógica - "Erva Daninha"







No dia 15 de Dezembro, fomos visitar a Quinta Pedagógica da Barafunda - "Erva Daninha".


Fomos de autocarro e lá fizémos escalada, travessia na ponte de madeira e algumas actividades com barro.


Foi uma tarde bem divertida, só foi pena estar tanto frio!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Palavras Andarilhas


No dia 12 de Dezembro de 2008, recebemos na nossa escola as "Palavras Andarilhas" - estafeta de histórias. Este acontecimento foi transmitido, em directo, na rádio local - Benedita FM.

Estiveram presentes nesta actividade: as professoras, a tarefeira e os alunos das turmas A e B da EB1 de Azambujeira; as representantes dos encarregados de educação da escola; a educadora, a auxiliar e os meninos do JI de Azambujeira; a professora Lúcia (presidente do Conselho Executivo do nosso agrupamento); a professora Fátima; a educadora Lurdes da Biblioteca; o senhor da rádio; as duas professoras e os onze alunos da Escola de Vila Facaia, do Agrupamento de Escolas de Campelos, Torres Vedras.

Para começar, a professora Lúcia, leu um poema da escritora Luísa Ducla Soares.


Depois a professora e os onze alunos da Escola de Vila Facaia, do Agrupamento de Escolas de Campelos, Torres Vedras contaram a história "Vem aí um lobo" na versão original e na versão por eles adaptada. Mais tarde também nos mostraram as fotografias da dramatização da história.


Como agradecimento pela sua visita à nossa escola, oferecemos um "Anjo de Natal" e um postal assinado por todos da escola.



Para uma maior confraternização, fomos todos almoçar ao refeitório do agrupamento. O almoço estava excelente!


Depois de almoço, na biblioteca do agrupamento, a professora Lúcia contou-nos uma história "Talvez sim, talvez não". Aprendemos algumas palavras novas: céptica, guaxinim...



Foi um dia diferente, muito divertido e bastante enriquecedor de aprendizagens...


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Reciclagem


Olá a todos:


No âmbito do nosso Projecto Curricular de Turma "Ser AZUL a Pensar VERDE", elaborámos um cartaz relacionado com a Reciclagem.

Começamos ainda a ensaiar uma peça de teatro "A Ecolândia".
Pesquisámos e fizémos algumas descobertas:


Sabem quanto tempo os lixos podem ficar na natureza?

- O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.
- Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos.
- As latas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos!
- O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem.
- O vidro fica um milhão de anos na natureza sem de decompor, dá para acreditar? Nós nascemos, morremos e o vidro ainda está lá, firme e forte.


Turma A - 1º e 2º anos

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Matemática divertida - 1º Ano


As nossas aulas de Matemática também são muito divertidas.

No dia 20 de Novembro fizémos a organização de conjuntos de objectos com a mesma propriedade, dentro de uma caixa. No final, etiquetámos os conjuntos: 5 folhas, 5 borrachas, 4 parafusos, 4 berlindes, 3 moedas, 3 canetas, 2 lápis, 2 pilhas, 1 tampa, 1 fósforo.

No dia 21, foi feita a utilização dos Blocos Lógicos para efectuar construções: casa, gato, boneco, camião e flor. Procedemos ainda à comparação de objectos segundo algumas das suas propriedades.


Os alunos do 1º Ano

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Teatro "A mais louca viagem no espaço"



Teatro "A mais louca viagem no espaço"

No dia 18 de Novembro fomos assistir a uma peça de teatro no C.R.P. da Ribafria. Fomos a pé e cansámo-nos muito.
O teatro começou quando o Xavier e a Alice estavam a brincar aos astronautas. A Alice só gostava de jogar computador e o Xavier disse-lhe para ela usar a imaginação. De repente apareceu um E.T., disse-lhe o seu nome em inglês e depois em português. Apareceu um amigo que o informou que ele não era um rapazinho qualquer, pois era filho de uma estrela. Mostrou-lhe uma carta que dizia que o Xavier iria voltar ao seu planeta e salvá-lo.
Então, o Xavier decidiu construir um foguetão para ir até ao seu planeta e salvá-lo. Ela olhou pelo telescópio encontrou um mapa na lua. Meteu-se no foguetão e foi até ao planeta Soturno, onde a vida era a preto e branco e ninguém tinha sentimentos.
Encontrou uma menina chamada Alice, igual à sua melhor amiga, mas que não tinha cor, não ria nem chorava. O Xavier tentou fazê-la rir. Ele usou os seus poderes mágicos para fazer aparecer o E.T., mas nem assim ela conseguiu rir ou cantar.
Entretanto, apareceu o Ávila e o Xavier escondeu-se. O Xavier fez parar o tempo e pintou a cara do temível Ávila, fazendo rir a Alice.
O temível Ávila fechou-a no quarto e o Xavier usou os seus poderes mágicos para abrir a porta e irem visitar a bruxa má. Quando lá chegaram, ela perguntou-lhe se ele tinha chocolate. Ele respondeu que não mas tinha bolachas e deu-lhas para ela comer.
A bruxa disse, em segredo, ao Xavier que ele só poderia salvar o seu planeta se pusesse a Alice num buraco negro para não sair nunca mais de lá.
A Alice e o Xavier chatearam-se e ela fez queixa dele ao polícia e ele prendeu-o numa jaula. A bruxa transformou-se em Alice e trancou o Ávila junto do Xavier na jaula.
Entretanto chegou a estrela e descobriram que o Xavier era filho dela e do Ávila.
A Alice e o Xavier mandaram a bruxa para um buraco negro. O Ávila foi buscar a Arca Armazenadora de Alegria (AAA), entregou-a ao Xavier para ele poder soltar a alegria, a cor e os sentimentos ao planeta Soturno. FIM!!!

(Texto colectivo elaborado pela Turma A – 1º e 2º Ano)
Na turma B foram seleccionados dois textos pelos alunos.
Tudo começou quando cheguei à escola, sentamo-nos e começamos a fazer a conta de quanto custava a ida ao teatro porque tivemos de pagar 2,50€ cada um. No fim de um bocado fomos para o portão para nos metermos todos em fila porque iamos todos a pé e no caminho íamos a cantar "Na festa de S. João ...". Mais tarde chegamos ao C. R. P onde íamos ver o teatro. Ainda tivemos de esperar algum tempo para entrar. Quando entramos sentamo-nos no chão com as pernas há chinês.
As partes que eu mais gostei foi quando a Alice se começou a rir porque o pai do Xavier tinha a cara pintada e não sabia, quando o Xavier usou a imaginação para parar o teatro, e quando o Xavier encontrou os pais. Mas não gostei só destas partes; gostei da peça toda!
Colegas usem a imaginação porque se não a usarem não fazem nada engraçado.

(Jacinta – 3.º Ano)

Este dia começou quando fomos a caminhar desde a Azambujeira até à Ribafria. Demoramos algum tempo no caminho e quando chegamos estavam lá muitas escolas. Entramos sentamo-nos no chão à espera que o teatro começasse. Um dos actores falou mais alto para os meninos que estavam a falar se calarem, eu não gostei dessa parte.
Fiquei impressionada porque eram três actores e num teatro que eu vi antes tinha mais actores e eu não gostei.
O que eu mais gostei da parte em que a Alice, o Xavier e o seu pai se estavam a despedir porque o Xavier se ia embora para o seu planeta.
Eu e a Mariana e a Jacinta viemos no carro da minha mãe e outros colegas foram a pé desde a Ribafria até à Azambujeira porque os seus pais estavam à espera na escola. Na parte da tarde estivemos na escola e o trabalho de casa foi fazer um texto sobre o que vimos no teatro “A mais louca viagem no espaço”. Eu adorei o teatro e esta manhã quase toda.

(Catarina 4.º Ano)

Os Sinais de Trânsito


Na 2ª Feira estivémos a fazer um jogo muito divertido. A nossa professora levou uns sinais de trânsito e cada um de nós escolheu um sinal. Depois agrupámo-nos em conjuntos consoante a forma e a cor dos nossos sinais de trânsito. Fizémos a apresentação do nosso sinal, conforme o que pensávamos que significava. A professora corrigia as nossas descrições e levou-nos a descobrir que os sinais de trânsito podem ser quadrados ou rectangulares, triangulares ou circulares. As cores são sempre vermelho ou azul.

Assim, ficámos a saber que existem sinais de informação, sinais de perigo, sinais de obrigação e sinais de proibição.



A professora ensinou-nos que o STOP queria dizer "Se Tens Olhos Pára".

Aprendemos uma canção com o refrão:

"Os Sinais de Trânsito
dão-nos confiança
dizem o que temos de fazer
para andar em segurança".

A professora Patrícia apresentou-nos ainda uma adivinha:

Ponho-me vermelho e não sou sangue;
Ponho-me amarelo e não sou sol;
Ponho-me verde e não sou couve.
Quem sou eu?

Sabem qual é a solução?

Turma A - 1º e 2º Ano

Quando fomos a pé até ao CRP da Ribafria para ver o teatro "A mais louca viagem no espaço", fomos com muita atenção para encontrar sinais de trânsito e dizer à professora o que queriam dizer. Até tirámos algumas fotografias.


Hoje, o tema da aula de Estudo do Meio já foi outro mas também muito interessante.

Falámos nos cuidados a ter quando ando a pé, de bicicleta e de autocarro.

Aprendemos uma canção "O caminho para a escola".

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Gráfico "Comprimento dos nossos braços"

Hoje, na nossa aula de Matemática, a professora Patrícia ensinou-nos a fazer medições.

Medimos o comprimento e a largura de vários objectos (mesa, livro, bolsa, quadro...) com o nosso palmo.
Depois medimos o comprimento dos nossos braços com um fio de lã e contámos o número de borrachas que seriam necessárias.

No final, elaborámos um gráfico.

Dia de S. Martinho - Magusto



Dia de S. Martinho - Magusto

Há muitos anos que se comemora o dia S. Martinho sempre no dia 11de Novembro, já dizem os meus avós.
Diz o meu avô, que já não é novo, que quando era pequeno já era tradição isto das castanhas, era quando se ia às adegas provar o primeiro vinho, assim já dizia o ditado “Vai-se à adega e prova-se o vinho”.
O dia de São Martinho foi passado com os meus amigos da escola.
Foi muito bom estarmos todos reunidos a brincar e a divertimo-nos.
Quando as castanhas estavam a assar nós fomos buscar o nosso lanche para comê-lo.
Neste dia eu brinquei com os meus colegas, ajudei a tirar as castanhas da fogueira e comi-as em conjunto com os meninos e as professoras.
Os professores de todas as escolas fizeram uma grande fogueira, meteram lá as castanhas e a fogueira começou a arder, ouvi algumas castanhas estalaram se calhar não as cortaram ou então estavam mal cortadas. Bem, isso não interessa muito, alguns meninos da minha escola foram lá à fogueira buscar castanhas. Mas foi só quando aquilo já não estava a arder. Até alguns meninos que não gostavam lá foram buscar.
Cantámos e os outros meninos bateram as palmas.
Mas passado um tempinho começou a chover. Tivemos sorte em estar bom tempo durante o nosso magusto.
Texto colectivo - Turma A
1 e 2º Ano
12/11/2008

sábado, 8 de novembro de 2008

Logótipo para o PCT

No dia 21 de Outubro, na nossa aula de Expressão Plástica, estivémos todos a participar na criação de um logótipo para o Projecto Curricular de Turma “Ser AZUL a Pensar VERDE”.
Foram estabelecidas algumas regras a cumprir e a definição de critérios de selecção do logótipo vencedor.
No final, os alunos da Turma A votaram nos logótipos efectuados pelos alunos da Turma B e, ao contrário, os alunos da Turma B escolheram o logótipo vencedor daqueles que tinham sido feitos pelos alunos da Turma A.
Assim, foi um critério justo para todos.

Os logótipos vencedores foram:

Francisco (2º Ano – Turma A)

Catarina (4º Ano – Turma B)